Boas Noticias: STP Airways vai voar para Luanda

STP Airways vai voar para Luanda

Telanón, 2 de Julho de 2009 - Leia o artigo na integra Aqui.

O anúncio dos voos da Companhia Aérea Santomense constitui uma boa notícia para todos. As razões são várias. Desde logo, é mais uma opção para voar para Angola e ligar ao continente Africano. em segundo lugar temos o facto de a nova companhia estar a criar uma nova ponte, uma ligação alternativa entre Luanda e Lisboa, passando por STP.

em termos de mercados teremos a companhia Santomense a competir com a TAAG e a TAP nesses dois segmentos de mercado e o potencial de geração de novos fluxos de passageiros, através do aeroporto de Sao Tome.

Também devemos notar os esforços realizados na manutenção da ligação para o Príncipe, agora garantida também com uma solução transitória.

Note-se porém que persiste sempre um problema nas ligações aéreas, a questão dos aeroportos. De facto os aeroportos são estão degradados e ainda não há perpesctiva de uma solução definitiva e um meio de dinamizar o tráfego e tornar os aeroportos atractivos para o capital estrangeiro.

Temos os dois aeroportos já comprometidos com os acordos tipo Parceria-Público-Privada com a SONANGOL em São Tomé e com o Ilhéu Bombom no Príncipe, mas infelizmente é difícil perceber o nível de avanço dos projectos, nem é notável qualquer melhoria na qualidade e na segurança das infra-estruturas.

O INAC está a prestes a ser alvo uma auditoria de rotina da ICAO que poderá determinar o encerramento do nosso Aeroporto Internacional de São Tomé (TMS). Esse risco é patente tendo em conta que o INAC é entidade certificadora do nosso aeroporto e está a falhar porque não consegue forçar o operador do aeroporto (ENASA) a realizar as obras necessárias.

Para terem uma ideia do carácter cíclico que isso tem, a própria ENASA não tem fundos para modernizar o Aeroporto e melhorar a sua segurança, vedando acesso das pessoas e animais domésticos.

Essa batalha exige um compromisso nacional porque o país poderá sair a perder com o chumbo do INAC. Caso acontecesse o aeroporto seria encerrado, a STP-Airways deixaria de poder voar para a União Europeia e o fracassaria em todos os seus planos de promoção do turismo no país.

Será necessário uma acção coordenada do sector público, privado e da sociedade civil porque os benefícios são universais, bem como os prejuízos que pretendemos evitar.

Por último, na hora de fazer os acordos, o Governo terá de ser transparente. Deverá publicar os acordo, incluindo o memorando de entendimento com a SONANGOL é a única forma de dar a conhecer os seus esforços para resolver esses problemas e calar aquelas vozes que dizem que o Governo não está a trabalhar.
A verdade é que o trabalho é muito porque está tudo por fazer e quando tentam fazer escolher a metodologia e as pessoas erradas.

Bem haja!

PS: Lembrem-se do ACORDO com a AVS-consultants, Ltd. e a intensificação do tráfego na altura do mundial na África do Sul. Por outro lado, a responsabilidade acrescida para o nosso Centro de Coordenação e Busca e Salvamento Aeronáutico.

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