“Somos invejosos!!”



Esta reflexão vem na sequência do desafio que me foi lançado por um conjunto de leitores(as) são-tomenses que estão radicados no Gabão. Estes leitores(as) colocaram-me a seguinte questão: “Será a inveja uma das causas no nosso retrocesso social e económico?”

Ora bem, eu penso que sim, o comportamento invejoso no nosso país é, como se fosse fogo. Ele é terrivelmente destruidor da coesão social, arrasa a moralidade e a identidade colectiva. Pois, está presente nas famílias, nos partidos políticos, nos sindicatos, nas escolas, nas amizades, nas associações, nos locais de trabalho, nas bandas musicais etc. Portanto, em todas as áreas das actividades económicas e sociais do nosso país, há de certeza indicadores do comportamento invejoso.

Porém, desiluda-se, quem pense que a inveja é um sentimento típicamente são-tomense. Ele é comum a toda pessoa humana, independentemente da sua ligação tribal, étnica, raçial, nível de instrução escolar ou académica etc. É um sentimento perturbador, sombrio, uma paixão tímida e vergonhosa que dificilmente verbalizamos ou confessamos; é um sentimento que procuramos esconder, pois ele transparece na nossa atitude em relação a outrem, de forma velada e mascarada em muitas formas de verbalização.

O invejoso no seu local de trabalho passa mal quando percebe que seu colega obteve sucesso e aprovação em seu trabalho. E, conseqüentemente, através do seu comportamento, de intenção, tentará, de forma velada ou por meio de verbalizações mascaradas, estragar o sucesso de seu colega.

Segundo o sociólogo Tomei (1994), as reações de inveja apresentam-se da seguinte forma: desvalorização, negação e bajulação, projeção e retirada.

a)Desvalorização

Desvalorização é a depreciação das boas qualidades do objeto, o que provocará menos admiração e dependência. Nessa forma de comportamento, a pessoa é movida pelo desejo de vingança,para provar que o seu comportamento é melhor que o de outrem. a pessoa passa a usar de atitudes manifestas de maledicências, de fofocas, de críticas negativas e humilhação para fazer aflorar o seu sentimento de inveja e, assim, desvalorizar o sucesso do outro. Esse desejo de vingança é manifestado de

forma agressiva através de comportamentos subversivos e indiretos, onde a ação

fica inibida.

b) Negação e bajulação

Negação e bajulação são a dificuldade de aceitar conscientemente o sentimento de inveja. A pessoa nega a inveja e, para camuflar esse sentimento, passa a utilizar a bajulação como mecanismo de justificativa para as suas atitudes, que podem ser traduzidas como típicas de pessoas conhecidas na organização como hipócrita. Elas usam a forma de agradar a pessoa que invejam, elogiando-a na frente, mas, na ausência dessas, criticando-as e depreciando-as.

c) Projeção

Projeção é o tipo de indivíduo que se percebe como uma pessoa não invejosa, ou seja, somente as outras pessoas que o cercam são pessoas que possuem o sentimento da inveja. Dessa forma, procura colocar a inveja nas costas de seus colegas, pois se considera uma pessoa isenta.

d)Retirada

Caracteriza o indivíduo que se sente incapaz de tolerar o sentimento de inveja, que nem tenta entrar em competição, mas procura desvalorizar-se a si mesmo. É conhecida como síndrome do medo de sucesso para não causar inveja.


Tomei(1994), apresenta algumas estratégias para gerir a inveja no trabalho e na vida pessoal


Fatores que podem induzir a inveja no local de trabalho


Fatores que podem reduzir a indução da inveja no local de trabalho


O individualismo

As estruturas fechadas

Os modelos autoritários

Os privilégios e ostentações

A polarização

A Politização

As mentiras e boatos


Cooperação e trabalho em equipas

Gestão participativa

Flexibilidade e autonomias

Programas de salários redondos

Participação de lucros

Negociação de conflitos

Avaliação de mérito e potenciais

Fatores que podem induzir a inveja na vida pessoal

Fatores que podem reduzir a inveja na vida pessoal

A busca do sucesso a qualquer preço

As estratégias de desvalorização

As projeções

A busca da ostentação

As estratégias de negação

A estratégia de idealização

A busca do autoconhecimento

A busca da autovalorização

A busca da excelência

A busca de lideranças

A busca do senso da responsabilidade

A busca da reciprocidade



Caros(as) leitores(as), este exercício introspectivo ,ou seja,esta vossa consciencialização de que “somos invejosos!!” é do ponto de vista sociológico , um bom indicador de mudança de atitude. É necessário que o sentimento da inveja seja discutido , falado abertamente e não reprimido ou empurrado com a barriga, tentando ganhar tempo para ver se o conflito se resolve por si mesmo. Só com a consciencilização e humanismo é possível controlar os efeitos do comportamento invejoso nas relações sociais.


Portanto, espero ter respondido a vossa pergunta, e um bem haja a todos nas terras gabonesas.

Hector Costa -Mestrando em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra: costahector@mail.pt (tlm:963164512)

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