Aeroporto de Sao Vicente

Enquanto a ilha do Equador luta para manter o unico aeroporto internacional em funcionamento, Cabo Verde obtem a certificao que permite a entrada em funcionamento do novo aeroporto internacional do arquipelago. Ao contrario do Aeroporto Internacional de Sao Tome, o aeroporto do do Concelho do Mindelo e uma obra de referencia, com todos as condicoes tecnicas dignas de uma instalacao dessa categoria. M.C.A

Fonte: Jornal Digital

Praia – Com a inauguração do Aeroporto Internacional de São Vicente, em São Pedro, na ilha de São Vicente, a partir de 22 de Dezembro, Cabo Verde passa a contar com quatro aeroportos internacionais.
Os trabalhos para transformação do antigo aeródromo de São Pedro no Aeroporto Internacional de São Vicente duraram três anos e custaram três milhões de contos ao Estado de Cabo Verde.
A nova pista deste aeroporto foi arquitectada para receber aparelhos dotados do Código de referência 4D da Organização da Aeronáutica Civil Internacional (OACI), estando capacitado para receber boeing B737 e B757 e Airbus 310, 319 e 321.
As obras incluíram trabalhos de remoção de duas montanhas no extremo norte de pista, desvios de estradas nas imediações do aeroporto, serviços de extensão e alargamento e construção de um parque de estacionamento para viaturas.
Foi construído um novo terminal que ocupa uma área de 11 mil metros quadrados, composta por três pisos com uma capacidade para albergar 500 passageiros por hora. Átrio de partidas e chegadas, check-in, recolha de bagagens, bilheteiras, lojas, bancos, boutiques localizam-se no piso zero, enquanto o piso um fica reservado a secção de cargas e o terminal de bagagens.
Os gabinetes destinados aos serviços administrativos, aeroportuários serviços operacionais das companhias aéreas ocupam o piso dois.
O novo aeroporto ficou concluído em finais do ano passado, mas só esta passada recebeu a certificação do Aeroporto Internacional pela OACI. Começa a operar para voos internacionais logo após a sua inauguração.
O Aeroporto Internacional de São Vicente junta-se aos restantes internacionais do Sal, da Praia e do Boavista e aos Aeródromos de São Nicolau, do Maio, de São Filipe do Fogo.
Continuam encerrados ao tráfego, por razões de ordem técnicas, os aeródromos de Santo Antão, dos Mosteiros no Fogo e da Brava.
Para a cerimónia da sua inauguração, o novo aeroporto de São Vicente vai receber um Boeing 757 com leque diversificado de convidados e artistas culturais.

(c) PNN Portuguese News Network

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares