Sao Tomé e Príncipe. O Partido dos Trabalhadores

Como pode ler abaixo, foi criado mais um novo partido político em STP. Pelas contas do Téla-non fazem 14. Quer isto dizer que aumenta ainda mais a confusão na cena política de STP. Dito de outro modo, este movimento não enriquece o ambiente actual mas sim contribui para induzir mais incerteza no perfil e na qualidade dos políticos.


O facto é que continua a prevalecer a ideia de que a única forma de fazer algo pelo país é através da política. Por outro lado, também há mostras que as pessoas continuam a conceber a política como um meio para resolver os seus problemas particulares e não os da generalidade da população. Se repararem bem, este último partido assumiu como a sua bandeira a defesa dos interesses dos trabalhadores licenciados e dos trabalhadores em geral. Por isso, mantenho a triste constatação de falta de perspectivas, falta de optimismo e de opções para o meu voto em Agosto.

Abraços,

Mé-Chinhô

Sindicato dos Trabalhadores do Estado criou estrutura política para concorrer as eleições legislativas de Agosto

1 Julho 2010
Sindicato dos Trabalhadores do Estado criou estrutura política para concorrer as eleições legislativas de Agosto

Chama-se Movimento Nacional da Sociedade Civil. Foi reconhecido pelas instâncias judiciais e foi apresentado esta quarta – feira ao público. Dezenas de membros do movimento liderado por Aurélio Silva, Secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Estado, participaram na Assembleia Geral, onde saiu a decisão para a realização de uma manifestação pública no dia 8 de Julho.

A manifestação pública de 8 de Julho próximo, decretada pela Assembleia Geral do Movimento Nacional da Sociedade Civil, visa protestar contra o governo, por causa do não pagamento da indemnização devida aos trabalhadores das antigas empresas estatais que foram licenciados. «Faremos uma manifestação de descontentamento. Como sabe há muito tempo que o documento dos trabalhadores foi entregue ao governo. Ninguém quer negociar no sentido do pagamento da indemnização dos licenciados. Desde 2005 que houve acordo para pagar os licenciados. Mas retiraram a verba para o efeito no valor de 2 bilhões e 500 milhões de dobras no Banco Equador e não voltaram a repor. Não pagaram aos licenciados», reclamou Aurélio Silva.

A manifestação de 8 de Julho próximo, é apenas uma das acções do Movimento Nacional da Sociedade Civil. Um movimento político, gerado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Estado. «Trata-se de um movimento dos trabalhadores que vai concorrer as eleições legislativas e presidências. É o reforço a luta dos trabalhadores», explicou Aurélio Silva.

Na Assembleia Geral de quarta – feira, o Movimento político que pretende defender as causas da classe proletária do país, elegeu dentre os seus pares os candidatos a deputado da Nação. A lista vai ser submetida ao Supremo Tribunal de justiça.

O Movimento Político encabeçado por Aurélio Silva, faz subir para 14 o número de partidos políticos em São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga

Comentários

Mensagens populares